Regulamento


Regulamento 2012
NORMAS GERAIS

A Liga do Interior terá como integrantes em 2012 os clubes Bloco do R de Itu e Clube do Botão de Campinas, podendo ainda ter no decorrer do ano a participação de outras equipes como convidadas.
Conforme estabelecido na última reunião de planejamento, ocorrida em dezembro de 2011, a direção da Liga, a partir de 2012, será transitória a cada ano. Neste ano, ficará a cargo do Clube do Botão que indicou Ricardo Nardy como presidente. Em 2013, será a vez do Bloco do R ocupar a direção. Se no futuro houver a entrada ou retorno de algum clube, esse clube terá o mesmo direito, porém, deve ser obedecida a ordem de espera para que isso ocorra.
No último evento do ano será oficializado o nome do novo presidente, sendo que ele e a sua diretoria passarão a dirigir a Liga a partir do mês de janeiro. Também nessa reunião será decidida a entrada de algum clube na Liga.
A Liga tem como responsabilidades:
·      organizar os campeonatos;
·      adquirir os troféus e outros tipos de premiações;
·      receber a lista de inscritos;
·      informar quem garantiu vaga e quem está na lista de espera;
·      fazer o sorteio e a divulgação dos grupos;
·      imprimir tabelas e súmulas;
·      receber o valor das inscrições;
·      dirigir a parte técnica dos eventos (preenchimento de tabela, resultados, classificações, etc);
·      divulgar os resultados da etapa nos dias seguintes à sua realização, assim como a classificação atualizada do campeonato;
·      divulgar o relatório financeiro após cada evento.

São responsabilidades dos clubes que sediam eventos:

·      oferecer o material de jogo (mesas, cavaletes, traves e bolinhas utilizadas no ano atual pela Federação Paulista);
·      disponibilizar uma pessoa para ser o coordenador do evento, tomando as decisões com relação à horários a serem seguidos, disciplina e outros diversos assuntos;
·      distribuir e recolher súmulas dos jogos;
·      indicar locais para refeição, sanitários, etc.

São responsabilidades dos clubes que participam dos eventos:

·      pagar o valor referente ao total de jogadores inscritos que constam na tabela;
·      estar com todos os jogadores uniformizados.

Em todo evento que venha a ser disputado, os jogadores deverão estar usando a camisa do clube que representam. Não é necessário que todos vistam o mesmo modelo de uniforme, basta ter o escudo do clube.

A partir do momento que um jogador disputa uma competição por uma determinada equipe, ele não poderá se transferir para outro time no mesmo ano.

O jogador que se atrasar para o início de qualquer torneio sofrerá derrota por WO (3 x 0) na primeira partida, tendo que estar presente na segunda rodada para continuar na competição. Caso não esteja, todos os seus jogos terão o placar de 3 x 0 a favor do adversário.

Caso aconteça na primeira rodada uma partida em que os dois jogadores não estejam presentes, a partida é anulada e nenhum ponto é atribuído aos jogadores.

Caso algum jogador abandone a competição em qualquer fase que não seja eliminatória simples (mata-mata) e que já tenha sido iniciada, todos os seus jogos contra adversários de outro clube já realizados, terão o placar equivalente ao WO, mantendo somente os resultados das partidas contra adversários que sejam da mesma equipe, desde que estes não se beneficiem.

Os abandonos, se vierem a acontecer, serão analisados posteriormente pela Diretoria da Liga, podendo ocorrer a suspensão do jogador para o próximo torneio.

Qualquer tipo de irregularidade com relação à tamanho de goleiro, botão sem numeração e outras coisas que infringem à regra, devem ser comunicadas ao coordenador do evento antes da partida ser iniciada, ou então, no intervalo da partida para que seja feita a correção.

Os telefones celulares deverão estar desligados ou deixados no modo silencioso em algum lugar da sala distante das mesas, para que não atrapalhe a concentração dos jogadores.

Qualquer assunto que não esteja previsto nesse regulamento será decidido por um representante de cada clube integrante da Liga.  

CAMPEONATO INDIVIDUAL


1)        Participantes

O campeonato terá a participação de jogadores representando os dois clubes que fazem parte da Liga do Interior no ano de 2012: Bloco do R e Clube do Botão, além de algum outro clube que possa vir a ser convidado.


2)        Forma de disputa

A disputa acontecerá em duas etapas, sempre aos domingos, com início marcado para às 9 horas, conforme abaixo:

·      1ª etapa: dia 17 de junho, em Campinas;
·      2ª etapa: dia 16 de setembro, em Itu.

Serão atribuídos aos competidores, conforme classificação atingida em cada etapa, uma pontuação que após somada, definirá as colocações finais. No anexo I há um quadro com a relação colocação/pontuação que será aplicada.

Em caso de empate entre dois ou mais jogadores na classificação final, o critério de desempate será a soma da campanha em todas as etapas, respeitando essa ordem:

·      maior número de pontos ganhos;
·      maior saldo de gols;
·      maior número de gols marcados;
·      maior número de vitórias;


3)        Distribuição das vagas

As vagas serão distribuídas da seguinte forma:

·      Bloco do R: 7 jogadores
·      Clube do Botão: 7 jogadores
·      Clubes convidados: 4 jogadores

As quatro vagas destinadas à possíveis clubes convidados, serão definidas conforme decisão da direção da Liga. Se não houver a participação de clubes convidados, as vagas serão divididas igualmente entre o Bloco do R e o Clube do Botão.


4)        Premiação

Serão premiados com troféus os 3 primeiros colocados do campeonato.


ETAPAS DO CAMPEONATO INDIVIDUAL


1)        Forma de disputa

Na primeira fase os 18 participantes serão divididos em 2 grupos, onde os 4 melhores colocados de cada grupo se classificam para a segunda fase na série ouro, enquanto os que ocuparem da 5ª a 8ª colocação de cada grupo formarão a série prata.

As fases seguintes serão disputadas da mesma forma nas duas séries, em sistema eliminatório, passando para a semi-final e, por último, para a final e decisão de 3º lugar.

No anexo II está a fórmula para a formação dos grupos da segunda fase e também das fases eliminatórias.

Os critérios de desempate, sempre que necessários, seguirão essa ordem:

·      maior número de pontos ganhos somando todas as fases;
·      maior saldo de gols somando todas as fases;
·      maior número de gols marcados somando todas as fases;
·      maior número de vitórias somando todas as fases;
·      maior saldo de gols na própria fase;
·      maior número de gols marcados na própria fase;
·      maior número de vitórias na própria fase;
·        sorteio.

2)        Premiação

Serão premiados com troféus os 5 melhores colocados da série ouro e os 3 melhores da série prata.


3)        Inscrições

As inscrições poderão ser feitas em duas fases, sempre na semana que antecede o campeonato:

·        até a quinta-feira, quando serão considerados os critérios de distribuição de vagas;
·        de sexta-feira até o meio-dia do sábado, onde o critério será em primeiro a lista de espera dos nomes enviados até a quinta e em seguida, conforme novos nomes forem sendo inscritos.


Cada clube deve inscrever todo jogador que tiver interesse em disputar a etapa, mesmo que esse número exceda o total de vagas que tem direito. No entanto, deve-se tomar muito cuidado, pois se o nome constar na tabela, sua inscrição deverá ser paga, mesmo que ele não compareça.

As inscrições deverão ser feitas com o Ricardo Nardy por e-mail (ricardo@clubedobotao.com). Favor aguardar uma resposta com o “OK”, confirmando o recebimento da mensagem.

Os clubes podem incluir ou retirar nomes até o meio-dia do sábado. Após a divulgação da tabela, nenhum nome poderá mais ser retirado ou substituído.

O valor da inscrição será de R$ 15,00 cada etapa.

Cada clube deverá pagar à Liga o valor total da inscrição de seus jogadores no dia da competição, antes do início da primeira rodada. Não serão aceitos pagamentos parciais ou de forma avulsa.


4)        Tabela

O sorteio dos grupos acontecerá na tarde do sábado e a tabela estará disponível no site da Liga (www.ligadointerior.blogspot.com) até às 20 horas.

Para proporcionar um equilíbrio maior ao campeonato, cada grupo terá 2 cabeças de chave, considerando o resultado da etapa anterior.

Na primeira fase todo clube terá, dentro do possível, seus jogadores “espalhados” em grupos diferentes. Nos casos em que existirem jogadores do mesmo clube em um mesmo grupo, os confrontos acontecerão sempre nas primeiras rodadas, para evitar algum possível  favorecimento ao companheiro em uma rodada decisiva. 

TAÇA DE OURO / TAÇA DE PRATA


1)        Participantes

O critério para participação neste torneio será a classificação final do Campeonato Individual, ou seja, os 8 melhores classificados garantem vaga na Taça de Ouro e do 9º ao 16º colocado garantem vaga na Taça de Prata.

2)      Forma de disputa

Ambas as taças serão jogadas com 8 jogadores em turno único. Em caso de empate, o critério de desempate será o mesmo utilizado no Campeonato Individual.

3)      Premiação

Serão premiados com troféus os 3 melhores colocados de ambos os torneios.

4)        Inscrições

As inscrições serão no valor de R$ 15,00 e deverão ser pagas no dia da competição.
Pedimos um cuidado especial dos representantes dos clubes, para que nos avise com antecedência quando possível, se algum jogador que tem vaga garantida, não poderá participar. Nesses casos faremos a substituição por outros jogadores, obedecendo a classificação do Campeonato Individual. Isso poderá ocorrer também no dia da competição.

5)        Tabela

Por ser um torneio sem divisão em grupos e com poucos jogadores, a tabela será feita momentos antes do início, no próprio local, no objetivo de que não se tenha nenhum WO.  


Anexo I – Relação colocação/pontuação



PONTUAÇÃO

100
80
70
65
58
54
50
46
40
10º
38
11º
36
12º
34
13º
32
14º
30
15º
28
16º
26
17º
22
18º
20


Anexo II – Cruzamentos das fases eliminatórias


Série Ouro

Quartas de final

Jogo 1: 1º do A x 4º do B
Jogo 2: 2º do B x 3º do A
Jogo 3: 2º do A x 3º do B
Jogo 4: 1º do B x 4º do A


Semi-final

Jogo 5: venc jogo 1 x venc jogo 2
Jogo 6: venc jogo 3 x venc jogo 4



Série Prata

Quartas de final

Jogo 1: 5º do A x 8º do B
Jogo 2: 6º do B x 7º do A
Jogo 3: 6º do A x 7º do B
Jogo 4: 5º do B x 8º do A


Semi-final

Jogo 5: venc jogo 1 x venc jogo 2
Jogo 6: venc jogo 3 x venc jogo 4



Regulamento 2011
NORMAS GERAIS

A Liga do Interior terá como integrantes em 2011 os clubes Atlético de Atibaia, Bloco do R de Itu, Clube do Botão de Campinas, Flamengo de Americana e XV de Agosto de Socorro, além do América de São José do Rio Preto que participa como convidado.
Qualquer novo clube poderá ser aceito na Liga nos próximos anos obedecendo às seguintes condições:

1.   Ter a aprovação da maioria simples dos clubes integrantes;
2.   Participar como clube convidado no primeiro ano se for de uma cidade localizada a uma distância inferior a 125 km de Campinas (cidade utilizada como referência geográfica);
3.   Participar sempre como clube convidado se for de uma cidade mais distante do que foi citado acima.

Para diferenciar clube integrante de clube convidado, o convidado disputa normalmente as competições, mas não pode sediar nenhum evento e  não tem direito a voto nas decisões tomadas pela Liga.
No último evento do ano será feita a eleição para decidir quem será o presidente do ano seguinte. Quem for eleito formará em seguida uma diretoria e começará a dirigir a Liga a partir do mês de janeiro.
A Liga tem como responsabilidades:
·       organizar os campeonatos;
·       adquirir os troféus e outros tipos de premiações;
·       receber a lista de inscritos;
·       informar quem garantiu vaga e quem está na lista de espera;
·       fazer o sorteio e a divulgação dos grupos;
·       imprimir tabelas e súmulas;
·       receber o valor das inscrições;
·       dirigir a parte técnica dos eventos (preenchimento de tabela, resultados, classificações, etc);
·       divulgar os resultados da etapa nos dias seguintes à sua realização, assim como a classificação atualizada do campeonato;
·       divulgar o relatório financeiro após cada evento.
São responsabilidades dos clubes que sediam eventos:
·       oferecer o material de jogo (mesas, cavaletes, traves e bolinhas utilizadas no ano atual pela Federação Paulista);
·       disponibilizar uma pessoa para ser o coordenador do evento, tomando as decisões com relação à horários a serem seguidos, disciplina e outros diversos assuntos;
·       distribuir e recolher súmulas dos jogos;
·       indicar locais para refeição, sanitários, etc.
São responsabilidades dos clubes que participam dos eventos:
·       pagar o valor referente ao total de jogadores inscritos que constam na tabela;
·       estar com todos os jogadores uniformizados.
Em todo evento que venha a ser disputado, os jogadores deverão estar usando a camisa do clube que representam. Não é necessário que todos vistam o mesmo modelo de uniforme, basta ter o escudo do clube.
A partir do momento que um jogador disputa uma competição por uma determinada equipe, ele não poderá se transferir para outro time no mesmo ano.
O jogador que se atrasar para o início de qualquer torneio sofrerá derrota por WO (3 x 0) na primeira partida, tendo que estar presente na segunda rodada para continuar na competição. Caso não esteja, todos os seus jogos terão o placar de 3 x 0 a favor do adversário.
Caso aconteça na primeira rodada uma partida em que os 2 jogadores não estejam presentes, a partida é anulada e nenhum ponto é atribuído aos jogadores.
Caso algum jogador abandone a competição em qualquer fase que não seja eliminatória simples (mata-mata) e que já tenha sido iniciada, todos os seus jogos contra adversários de outro clube já realizados, terão o placar equivalente ao WO, mantendo somente os resultados das partidas contra adversários que sejam da mesma equipe, desde que estes não se beneficiem.
Os abandonos, se vierem a acontecer, serão analisados posteriormente pela Diretoria da Liga, podendo ocorrer a suspensão do jogador para o próximo torneio.
Qualquer tipo de irregularidade com relação à tamanho de goleiro, botão sem numeração e outras coisas que infringem à regra devem ser comunicadas ao coordenador do evento antes da partida ser iniciada, ou então, no intervalo da partida para que seja feita a correção.
Os telefones celulares deverão estar desligados ou deixados no modo silencioso em algum lugar da sala distante das mesas, para que não atrapalhe a concentração dos jogadores.
Qualquer assunto que não esteja previsto nesse regulamento será decidido por um representante de cada clube integrante da Liga.

CAMPEONATO INDIVIDUAL


1)             Participantes

O campeonato terá a participação de jogadores representando os 6 clubes que fazem parte da Liga do Interior no ano de 2011: América, Atlético, Bloco do R, Clube do Botão, Flamengo e XV de Agosto.

2)             Forma de disputa

A disputa acontecerá em 4 etapas, sempre aos domingos, às 9 horas, conforme abaixo:

·       1ª etapa: dia 13 de março, em Socorro;
·       2ª etapa: dia 1º de maio, em Americana;
·       3ª etapa: dia 17 de julho, em Itu;
·       4ª etapa: dia 23 de outubro, em Campinas.

Serão atribuídos aos competidores, conforme classificação atingida em cada etapa, uma pontuação que será somada após a última etapa, o que definirá as colocações finais. No anexo I há um quadro com a relação colocação/pontuação que será aplicada.

Em caso de empate entre 2 ou mais jogadores na classificação final, o critério de desempate será a soma da campanha em todas as etapas, respeitando essa ordem:

·      maior número de pontos ganhos;
·      maior saldo de gols;
·      maior número de gols marcados;
·      maior número de vitórias;


3)             Distribuição das vagas

Nas duas primeiras etapas, onde participarão no máximo 28 jogadores, as vagas serão distribuídas da seguinte forma:

·       Bloco do R: 6 jogadores
·       Clube do Botão: 6 jogadores
·       Flamengo: 6 jogadores
·       XV de Agosto: 6 jogadores
·       Atibaia: 2 jogadores
·       América: 2 jogadores

Nas duas etapas finais, onde o número de participantes será no máximo de 24, as vagas serão definidas pela classificação atual do campeonato.


4)             Premiação

Serão premiados com troféus os 3 primeiros colocados do campeonato.


ETAPAS DO CAMPEONATO INDIVIDUAL


1)             Forma de disputa

Na primeira fase os 28 ou 24 participantes serão divididos em 4 grupos, onde os 4 melhores colocados de cada grupo se classificam para a segunda fase.

A segunda fase, com 16 jogadores, será disputada em 4 grupos, classificando-se os 2 melhores de cada grupo para as quartas-de-final.

A partir das quartas-de-final o sistema é eliminatório, passando para a semi-final e, por último, para a final e decisão de 3º lugar.

No anexo II está a fórmula para a formação dos grupos da segunda fase e também das fases eliminatórias.

Os critérios de desempate, sempre que necessários, seguirão essa ordem:

·       maior número de pontos ganhos somando todas as fases;
·       maior saldo de gols somando todas as fases;
·       maior número de gols marcados somando todas as fases;
·       maior número de vitórias somando todas as fases;
·       maior saldo de gols na própria fase;
·       maior número de gols marcados na própria fase;
·       maior número de vitórias na própria fase;
·         sorteio.


2)             Premiação

Serão premiados com troféus os 8 melhores colocados.


3)             Inscrições

As inscrições poderão ser feitas em 2 etapas, sempre na semana que antecede o campeonato:

·        até a terça-feira, quando serão considerados os critérios de distribuição de vagas (usado nas duas primeiras etapas) e a classificação do campeonato (usado nas duas últimas etapas);
·        de quarta a sexta-feira, onde o critério será em primeiro a lista de espera dos nomes enviados até a terça e em seguida, conforme novos nomes forem sendo inscritos.

Cada clube deve inscrever todo jogador que tiver interesse em disputar a etapa, mesmo que esse número exceda o total de vagas que tem direito. No entanto, deve-se tomar muito cuidado, pois se o nome constar na tabela, sua inscrição deverá ser paga, mesmo que ele não compareça.

As inscrições deverão ser feitas com o Ricardo Nardy por e-mail (ricardo@clubedobotao.com). Favor aguardar uma resposta com o “OK”, confirmando o recebimento da mensagem.

Os clubes podem incluir ou retirar nomes até à sexta-feira. Após a divulgação da tabela, nenhum nome poderá mais ser retirado ou substituído.

O valor da inscrição será de R$ 15,00 na primeira etapa que cada jogador disputar. A partir da segunda participação, o valor cairá para R$ 10,00.

Cada clube deverá pagar à Liga o valor total da inscrição de seus jogadores no dia da competição, antes do início da primeira rodada. Não serão aceitos pagamentos parciais ou de forma avulsa.


4)             Tabela

O sorteio dos grupos acontecerá no sábado pela manhã e a tabela estará disponível no site da Liga (www.ligadointerior.com) na parte da tarde.

Para proporcionar um equilíbrio maior ao campeonato, cada grupo terá 2 cabeças de chave, considerando o resultado da etapa anterior.

Na primeira fase todo clube terá, dentro do possível, seus jogadores “espalhados” em grupos diferentes. Nos casos em que existirem jogadores do mesmo clube em um mesmo grupo (isso pode acontecer também na segunda fase), os confrontos acontecerão sempre nas primeiras rodadas, para evitar algum possível  favorecimento ao companheiro em uma rodada decisiva.


CAMPEONATO DE EQUIPES


1)             Participantes

O campeonato terá a participação dos 6 clubes que fazem parte da Liga do Interior no ano de 2011: América, Atlético, Bloco do R, Clube do Botão, Flamengo e XV de Agosto.


2)          Forma de disputa

Será realizado paralelamente ao campeonato individual, onde os 8 melhores colocados de cada etapa somarão pontos para as suas equipes.

Em caso de empate, o critério de desempate será a soma dos pontos conquistados por todos os jogadores das equipes empatadas.


3)          Premiação

Será premiada com troféu a melhor equipe do campeonato.


TAÇA DE OURO / TAÇA DE PRATA


1)             Participantes

O critério para participação neste torneio será a classificação final do Campeonato Individual, ou seja, os 8 melhores classificados garantem vaga na Taça de Ouro e do 9º ao 16º colocado garantem vaga na Taça de Prata.

2)          Forma de disputa

Ambas as taças serão jogadas com 8 jogadores em turno único. Em caso de empate, o critério de desempate será o mesmo utilizado no Campeonato Individual.

3)          Premiação

Serão premiados com troféus somente os campeões e vice-campeões de ambos os torneios.

4)             Inscrições

As inscrições serão no valor de R$ 10,00 e deverão ser pagas no dia da competição.
Pedimos um cuidado especial dos representantes dos clubes, para que nos avise com antecedência quando possível, se algum jogador que tem vaga garantida, não poderá participar. Nesses casos faremos a substituição por outros jogadores, obedecendo a classificação do Campeonato Individual. Isso poderá ocorrer também no dia da competição.

5)             Tabela

Por ser um torneio sem divisão em grupos e com poucos jogadores, a tabela será feita momentos antes do início, no próprio local, no objetivo de que não se tenha nenhum WO.

6)             Local

Será definido durante o ano.


Anexo I – Relação colocação/pontuação



PONTUAÇÃO

100
92
85
79
74
71
68
65
61
10º
59
11º
57
12º
55
13º
53
14º
51
15º
49
16º
47
17º
44
18º
42
19º
40
20º
38
21º
36
22º
34
23º
32
24º
30
25º
28
26º
27
27º
26
28º
25



Anexo II – Formação dos grupos


2ª Fase



Grupo 1
1º do A
2º do B
3º do C
4º do D

Grupo 2
1º do B
2º do C
3º do D
4º do A

Grupo 3
1º do C
2º do D
3º do A
4º do B

Grupo 4
1º do D
2º do A
3º do B
4º do C




3ª Fase (Quartas de final)

Jogo 1: 1º do 1 x 2º do 2
Jogo 2: 1º do 3 x 2º do 4
Jogo 3: 1º do 2 x 2º do 3
Jogo 4: 1º do 4 x 2º do 1




4ª Fase (Semi-final)

Jogo 5: venc jogo 1 x venc jogo 2
Jogo 6: venc jogo 3 x venc jogo 4